Sobre as 7 Lagoas do Gerês – Cabril
Seja de origem vegetal ou animal, Gerês tem tudo que se possa assemelhar a um paraíso, onde tudo é perfeito e com cores vivas que nos ficam na memória quando regressamos a casa.
Perca-se de encanto e refresque-se nas belíssimas e secretas 7 lagoas do Gerês, um lugar selvagem e possivelmente inatingível à maioria das pessoas. De água selvagem límpida e pura, as 7 lagoas estão situadas ao longo do curso do rio que atravessa Cabril (nasce na serra), em local de difícil acesso, devido a estar situada já em considerada altitude na Serra do Gerês.
Aventure-se a descobrir, estas cascatas, caso não possua uma viatura todo o terreno, o ideal será fazer os últimos 12 km (ida e volta) do trajeto a pé, não será tarefa fácil, mas no final verá que valeu a pena.
Para quem decidir arriscar, é possível chegar próximo das lagoas de carro. No entanto, é melhor contar com muita pedra pelo caminho, buracos e caminho onde não passam 2 carros.
Sobre o Poço Azul no Gerês
Este é um dos locais fascinantes da Serra do Gerês. Chegar ao Poço Azul não é fácil, tem de ser feito praticamente a pé (cerca de 16km ida e volta) e nem todas as pessoas que procuram o encontram no entanto para quem encontra, vai encontrar uma maravilhosa sensação de paz, um cenário de uma Lagoa natural com águas de cor azul, límpidas, transparentes e profundas. Apesar de já ser bastante divulgado, não vai encontrar muita gente pois os acessos são complicados.
Como ir para o Poço Azul no Gerês
O percurso começa na localidade de Ermida onde seguirá o PR14 (Trilho do Sobreiral da Ermida Gerês). Siga por esse percurso indicado e passará a Fonte do Arado.
Continue a seguir pelo caminho de estrada, onde caminhará sensivelmente durante 3 quilómetros até à Tribela.
Corte à direita e irá, cerca de 1 quilómetro após, chegará a um pequeno largo com uma casa com piscina. Siga a partir daí pelo caminho de pastores. Irá descer ao rio conho e voltar a subir a encosta em frente.
No cume encontra uma casa abrigo, e deverá cortar caminho à sua esquerda, seguindo assim o rio conho. Irá encontrar trilhos de pastores, só precisará segui-los durante 2 quilómetros para encontrar o famoso Poço Azul do Geres.
O regresso é pelo mesmo caminho.
Coordenadas GPS Poço Azul no Gerês 41°44'00.6"N 8°06'25.3"W
Cascata Rio Homem – Leonte no Gerês
A Cascata de Leonte (também conhecida como Cascata do Rio Homem) está localizada nas Caldas do Gerês, concelho terras de bouro. Esta cascata encontra-se a cerca de 2km da Portela do Homem junto á ponte e as águas são provenientes do Rio Homem.
Forma-se com o despenhar das águas de um penedo de rocha granítica dando origem a uma fantástica lagoa.
De todas as Cascatas do Gerês (Cascata do Arado, Cascata do Rio Homem, Cascata do Tahiti) é talvez a mais conhecida, uma vez que é visível da estrada principal. Muito apreciada pela extensa lagoa de águas límpidas, puras e, devido à sua vasta profundidade, faz as delícias dos mais corajosos que saltam dos penedos em volta, mergulhando por vezes de 10 metros de altitude para a mesma.
Sem dúvida uma das Cascatas do Gerês com destino obrigatório.
Localização da Cascata de Leonte – Rio Homem
Encontramos a cascata do Rio Homem na viagem entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem que faz fronteira com Espanha.
Em Caldas do Gerês, siga pela estrada que o leva à fronteira da Portela do Homem. Não vale só pelo lugar em si, pela beleza da cascata e da lagoa mas também pelo cenário que acompanha toda a viagem para lá chegar. Estamos a falar da Mata da Albergaria, um dos locais mais fascinantes do Parque Nacional. Seguindo esta direcção, ao atravessarmos a ponte sobre o Rio Homem, descobrimos à direita o mais idílico dos cenários.
Deixe o parque de estacionamento e desça a pé alguns metros pela estrada que subiu com o carro, do lado esquerdo vai encontrar a Cascata do Leonte – Cascata do Rio Homem.
A cascata é visível da estrada e faz as delicias dos mais corajosos que saltam dos penedos à sua volta e mergulham nas águas límpidas, puras e profundas da lagoa.
Coordenadas GPS Cascata de Leonte – Rio Homem 41°48'12.0"N 8°07'43.9"W
Cascata do Arado no Gerês
A Cascata do Arado é uma das Cascatas do Gerês com visita obrigatória nas deslocações ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, que fascina quem contempla esta maravilha da natureza. Com bons acessos para viaturas, a Cascata do Arado é talvez por isso a que das 3 Cascatas (Cascata do Tahiti, Cascata do Arado e Cascata do Rio Homem) é a mais visitada.
Esta cascata caracteriza-se por se localizar a 900metros de altitude num curso de água de alta montanha, no Rio Arado em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas nas proximidades da aldeia da Ermida, localizada a leste das Termas do Gerês.
Localização da Cascata do Arado no Gerês
Partindo da Vila do Gerês, siga em direcção à Barragem da Caniçada. Poucos metros á frente encontrará um entroncamento à esquerda com a indicação "ERMIDA". Vire nessa direcção e siga por essa estrada que tem tanto de apertado como de belas paisagens. Quando chegar a "Ermida" acaba o luxo do alcatrão e começa a "Terra Batida". Suba sempre por essa estrada até encontrar um entroncamento com as indicações "Pedra Bela" à esquerda e "Cascata do Arado" à direita. Tome o rumo da direita e siga o caminho com o rio à sua direita até à ponte que faz a ligação com as duas margens.
Atravesse a ponte e estacione o carro. Avistará umas escadas que dão acesso ao miradouro da "Cascata do Arado".
Coordenadas GPS Cascatas do Arado 41°43'28.5"N 8°07'47.0"W
Cascata Tahiti
(nome popular da Cascata Fecha de Barjas) no Gerês é um dos locais com paisagem mais bela do Gerês mas apenas possível de lá chegar ou a pé ou de mota ou com uma viatura que seja “todo terreno”. Não restam dúvidas que é uma das cascatas naturais do Gerês mais procuradas pelos turistas e visitantes da região.
Para começar, o trajecto é feito pela estrada que liga “Vilar da Veiga” até “Ermida” pela estrada de alcatrão como quem vai para a cascata do Rio Arado já descrito anteriormente noutro artigo. Após percorrer +/- 5 km (esteja atento), irá encontrar um pequeno entroncamento à sua direita com uma placa florestal que indica “Cabril” (ver também as 7 Lagoas de Cabril ). Vire à direita e siga por essa via mas com bastante cuidado. Encontrará várias descidas bastantes acentuadas até encontrar uma ponte de madeira sobre o Rio Arado, e verá a indicação do PNPG. Aqui será melhor estacionar a viatura e preparar-se para uma alucinante descida a pé.
Recomenda-se descer pelo lado direito da ponte e depois encontrará uns moinhos (abandonados) e algumas pequenas quedas de água que formam algumas espectaculares lagoas onde poderá se refrescar da descida. Em seguida, atravesse para a outra margem pelo tronco que encontrará mais abaixo, ou caso contrario regresse à ponte e atravesse para a outra margem e aí desça pelo caminho meio escondido pelas giestas e silvas.
Por fim, encontrará uma lagoa rodeada de areia e poderá observar uma das mais belas e maiores cascatas do Gerês. O caminho de regresso é o mesmo com mais um pouco de esforço.
“Torneros” – A Banheira de Água Quente
“Torneros” é uma localidade com termas de águas quentes públicas e gratuitas ideais para uma boa noite de Inverno situada na Galiza, em plena serra do Xúrez que para além da beleza rara da serra Xúrez/Gerês podem-se desfrutar das famosas nascentes de águas quentes.
Aqui encontramos um espaço a céu aberto um parque de merendas, um parque infantil, um espaço relvado, um rio de água límpida e a tão desejada piscina com águas quentes.
Este espaço é bastante frequentado de dia ou de noite, no verão e ainda mais no Inverno pois a água chega mesmo atingir temperaturas elevadas fazendo deste local um espaço de tranquilidade onde reina a harmonia e beleza da Natureza.
Como ir para "Torneros" – A Banheira de Águas Quentes
Inicie o percurso a partir das Caldas do Gerês, em sentido à fronteira de Portela do Homem onde passará pelo famoso bosque da Mata da Albergaria.
Após percorrer 3 quilómetros, irá encontrar do seu lado esquerdo uma das mais fantásticas Cascatas Naturais do Gerês ( Cascata Portela do Homem – Leonte) onde pode tirar algumas fotos ou refrescar-se nas suas águas límpidas e puras, prossiga até à fronteira e atravesse-a sem problemas.
Continue a seguir a estrada e ao fim de mais 3km encontrará ao seu lado esquerdo alguns marcos milenares e uma antiga estrada romana.
Siga novamente pela mesma estrada até encontrar “TORNEROS" a primeira povoação galega, atravesse a ponte e vire à direita, e ai vai encontrar uma espécie de piscina de águas quentes.
Sendo um espaço público, devemos ser civilizados e respeitar as regras de utilização e limpeza presentes no local.
Coordenadas GPS "Torneros" – A Banheira de Água Quente 41°51'45.1"N 8°06'23.6"W